15 de abril de 2012

Japão

Olá mina!!
Eu estava pesquisando na net e encontrei isto...
espero que gostem

Akatombo


No Japão libélulas são símbolos de coragem, força e felicidade, e muitas vezes elas aparecem em arte e literatura, especialmente Haiku.

Na antiga mitologia, o Japão era conhecido como Akitsushima, que significa "Terra das libélulas".


Akatombo sempre foi símbolo da chegada do outono no Japão.

Libélulas são animais com muitos significados, no Japão, são consideradas símbolos de sucesso, força e elegância.
 Flor de cerejeira





A flor de cerejeira tem um significado especial: é conhecida como a flor da felicidade. A sua floração é comemorada no Hanami, nos meses de março e abril. É o momento de sair da introspecção do inverno e se abrir para o mundo, florescer o espírito e festejar.











Os significados das patas do Manekineko

Pata esquerda levantada: Atrai uma boa clientela.
Pata direita levantada: Atrai fortuna e sorte.
As duas patas: Também se pode encontrar o Maneki neko com as duas patas levantadas, ou com as quatro patas para cima, mas é bem raro!
Altura da pata: Quanto mais alta a pata for, melhor pois atrai com mais força.

Os significados das cores do Manekineko


Branco: Purificação
Preto: Proteção
Rosa: Amor
Tricolor: Muita sorte
Verde: Sorte nos estudos
Vermelho: Saúde
Dourado: Dinheiro





Também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum,que se crê trazer boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado – quase sempre à entrada – de lojas, restaurantes, salas de Pachinko (casa de jogos) e de outros negócios. No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Manekineko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes.
O gesto do Manekineko que parece ser um convite, na verdade é o gesto de um gato limpando seu rosto.
O gato é um animal tão sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou a aproximação de chuva. Essas mudanças em sua rotina, o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar seu rosto, pois esse tipo de comportamento tranqüiliza-o. Mas para um ser humano isso pode ser interpretado como “se o gato esfrega seu rosto, é sinal de chuva ou de visita”. Essa pode ser uma das origens da lenda do Manekineko.

Ele usa uma coleira vermelha com um sino. Isso é uma lembrança dos costumes do período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação caro. As damas da corte agradavam seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de hi-chiri-men (tipo de tecido de luxo da época) e pequenos sinos para vigiá-los.
Geralmente o Manekineko segura um koban (uma moeda dourada do período Edo). Contudo, o koban real é de um ryo; o koban do manekineko é de dez milhões de ryo. Ou seja, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.

Como o gesto do gato esfregando seu rosto assemelha-se a um aceno, as pessoas começaram associar que, colocando a figura de um gato levantando uma pata dianteira, as pessoas viriam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindo/a ao nosso Blog ! ^_^

A tua opinião, comentário é muito importante para nós!
Vais comentar?
Obrigado por comentares, ficamos muito felizes.
Volta Sempre ^_^
Kissus

Volta Sempre ^_^