(Esta postagem foi agendada)
No Japão o ano novo é comemorado de forma bem diferente da que estamos acostumados, as pessoas não usam roupas brancas, abrem champanhe ou pulam ondas.
O ano novo oriental, é a comemoração mais importante do calendário do arquipélago.
Mesmo depois que o ano novo chegou, a festa continua por mais três dias ou até uma semana. O comércio, os bancos e as empresas fecham suas portas em um feriado nacional.
No oshougatsu (ano novo) para os japoneses é um dia sagrado além de festa, pois é uma data reservada para que a pessoa possa se purificar, fazer orações e dar boas-vindas ao ano que se inicia.
Os orientais ao invés de saudar o futuro, como os ocidentais fazem ao dizer “Feliz Ano-Novo”, os japoneses agradecem pelos favores obtidos no ano que está terminando, dizendo: “Akemashite omedetou gozaimasu!”
Como é feito a preparação do ano novo no Japão?
Algumas pessoas até colocam tatamis novos nas casas e trocar o papel utilizado nas divisórias ou portas corrediças (shouji).
E não são somente nas casas que é feita a limpeza, nas empresas também, e os funcionários são convocados para, dar uma geral no ambiente de trabalho. Também é costume fazer uma limpeza no segundo dia do ano.
Já ouviram falar das 108 badaladas dos sinos dos templos?
Se não vou explicar agora.
A cerimónia, conhecida como joya no kane, relembra os japoneses dos 108 pecados existentes no homem, segundo o budismo.
Mas não são somente os budistas que aderem a essa tradição. Para a maioria dos japoneses, é hora de buscar a purificação e saudar o ano que chega.
Uma coisa interessante nessa época é que não se trabalha nos dias do oshougatsu, assim as donas de casa japonesas têm de preparar as refeições para os três dias antecipadamente e com alimentos que possam durar esse período sem que se estraguem.
Comida
Outra tradição é beber saquê doce (otosô), que começa a ser servido pela manhã. Segundo os antigos, o vinho de arroz japonês traz saúde e vida longa. Sendo assim, saúde, ou, em japonês: kampai!
A refeição de Ano-Novo é o osechi-ryouri, um banquete especial que inclui diversos pratos preparados antes das festividades, dispostos em uma caixa de madeira laqueada (juubako).
Qual o prato principal?
Existe uma lenda levada pelos chineses ao arquipélago há mais de mil anos afirma que quem comer mochi no Ano-Novo estará comendo o espírito do arroz, enriquecido pelos deuses. O bolinho de arroz que compõe o prato é oferecido aos deuses antes das comemorações do oshougatsu.
Como eles agradecem aos deuses?
Como muito deles acreditam em vários deuses, é normal existir o agradecimento a todos eles, como no caso de oshougatsu, não pode faltar okagamimochi.
Feito de dois bolos de arroz (mochis) dispostos um sobre o outro e decorados com papel japonês, folhas de matsu (semelhantes a folhas de pinheiro) e daidai (espécie de laranja nipônica), o kagamimochi é colocado sobre um altar como forma de agradecimento aos deuses budistas e xintoístas, especialmente Toshigami, o deus que, segundo a lenda, costuma visitar as residências no Ano-Novo.
E o enfeite?
O enfeite simboliza a boa sorte e a proteção das casas contra o mal, é uma dobradura sem corte confeccionada em papel japonês (washi). Ele deve ser feito pelo chefe da casa ou, na falta desse, pelo primogénito.
As mulheres não podem fazê-lo, pois isso poderia gerar ciúmes na deusa Amaterasu, a quem é dedicado.
E algo que é obrigatório no Japão é dar ao menos uma passadinha nos templos budistas ou xintoístas. Há até pessoas que costumam passar a virada no ano neles, é o momento de purificação espiritual.
Gostaram? deixem comentário^^
Sem comentários:
Enviar um comentário
Bem vindo/a ao nosso Blog ! ^_^
A tua opinião, comentário é muito importante para nós!
Vais comentar?
Obrigado por comentares, ficamos muito felizes.
Volta Sempre ^_^
Kissus
Volta Sempre ^_^