8 de junho de 2013

A lenda por trás do festival Tanabata Matsuri

 Mel chan como tinha falado, decidi pesquisar sobre Tanabata Matsuri e decidi partilhar com voçês


Segundo a lenda há muito tempo, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime, a Tanabatatsume, tecelã celestial, que passava seus dias solitários tecendo roupas para os deuses.
  
Um dia, o Senhor Celestial, pai de Tanabatatsume, permitiu que ela tivesse uma folga e fosse passear um pouco. Enquanto vagava errante pelo céu, a jovem divindade conheceu o pastor Kengyu e os dois apaixonaram-se à primeira vista, não havendo no reino paixão maior do que a do jovem casal.
Apaixonada, a tecelã esqueceu de suas obrigações e parou de tecer os tecidos celestiais. Enfurecido com essa grande falta de responsabilidade, o Senhor Celestial separou Tanabatatsume e Kengyu, forçando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea, transformado o casal nas estrelas Altair e Vega e ordenou que eles voltassem imediatamente a seus deveres.

Inconformada, a princesa chorava dia após dia. As outras divindades, penalizadas, foram até o Imperador Celestial pedindo que ele reconsiderasse a pena imposta aos dois amantes.
Comovido, o Imperador decidiu, então, permitir um encontro anual entre os dois. Assim, a cada ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, uma ponte de pássaros celestiais é construída para que o pastor e a tecelã se encontrem novamente.
Para festejar esta data, os japoneses enfeitam suas casas e jardins com galhos de bambu ornamentados com enfeites coloridos e com longas tiras de papéis. No Japão, a maior comemoração do Festival Tanabata – derivado do nome da divindade Tanabatatsume – é realizado na cidade de Sendai, capital da província de Miyagui, onde são erguidos mais de três mil mastros de bambus ao longo de suas ruas centrais atraindo milhões de visitantes. Em São Paulo, no Bairro da Liberdade, várias pessoas também celebram a data com inúmeros festejos.
  





O festival teve início há mais de 1.150 anos, na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.

No Brasil, o Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, na praça da Liberdade, em São Paulo, sempre no mês de julho. No Japão, o festival de Tanabata é realizado em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional. Lá se realiza em agosto, para aproveitar as férias de verão das escolas.
No Tanabata, as ruas do bairro e a praça da Liberdade são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas. Nesses bambus são pendurados os tanzaku, pequenos pedaços também coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos.
Shows de cantores, taikô, dança folclórica e variedades fazem parte das atrações do Tanabata Matsuri, que é a principal atividade anual do bairro.
       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem vindo/a ao nosso Blog ! ^_^

A tua opinião, comentário é muito importante para nós!
Vais comentar?
Obrigado por comentares, ficamos muito felizes.
Volta Sempre ^_^
Kissus

Volta Sempre ^_^